sábado, dezembro 28, 2013

O Relojoeiro

O mecanismo interno de um relógio serve de analogia da vida cristã. Engrenagens que giram em sentido horário estão unidas a outras que trabalham em sentido inverso. A impressão é a de que um relojoeiro maluco inventou esse objeto. Aparentemente, o confronto de movimentos inviabilizaria o funcionamento do relógio.  Mas, o olhar de um perito sabe que o mecanismo possui uma mola mestra que controla todas as outras engrenagens. A carta escondida na manga é que todas trabalham juntas com um objetivo definido: mostrar o horário correto.
Quando as dúvidas surgirem, quando as coisas parecerem sem sentido, quando o sofrimento brotar sem aviso prévio, quando você se considerar injustiçado, lembre-se das engrenagens de um relógio. O Relojoeiro sabe o que está fazendo. Confie que todas essas engrenagens aparentemente destrambelhadas funcionarão perfeitamente dentro dos planos de Deus. Repouse nos braços eternos confiando que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”.
(Trecho extraído do livro "Náufragos da Fé" © de Samuel Rezende)

segunda-feira, dezembro 23, 2013

O Príncipe da Paz

700 anos antes de Cristo, inspirado por Deus, o profeta Isaías escreveu algumas palavras que me fazem estremecer: “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Is. 9:6)

Será que eu o considero tão Maravilhoso que sou capaz de entregar todas as coisas – incluindo os desejos desordenados, os planos egocêntricos – confiando no caminho que Ele traçou?

Será que eu o considero meu Conselheiro e vivencio os Seus ensinamentos?

Será que eu o considero o Deus Forte mais forte do que os meus desejos, poder financeiro e projetos?

Será que eu o considero o Pai da Eternidade a tal ponto que abro mão das coisas transitórias?

Será que eu o considero o Príncipe da Paz, mas ao mesmo tempo vivo como um súdito mergulhado em intensa agonia?

Que neste Natal e em todas as manhãs das nossas vidas possa nascer o Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz.

sexta-feira, dezembro 20, 2013

Meu Deus! Meu Deus! Por Que me Abandonaste?

O cristão deve ter a coragem de enfrentar as trevas que envolvem a vida humana. Não deve se deter quando confrontado com lacunas, mistérios ou ambigüidades. Sim, há momentos em que a bússola parece quebrada, que o porto foi destruído por um vendaval. Deus nos visita sob a forma de uma onda aterrorizante?

“Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?”. Quando Cristo espalha essas palavras, não há nada que ele possa ouvir, exceto a sua própria voz ecoando pelo monte Calvário. De certo modo, estas palavras são um convite para que nos movamos através do deserto, com as pernas quebradas e o corpo em frangalhos. Ninguém disse que a viagem seria fácil. A mensagem do Evangelho não é a do livramento das dores e sofrimentos, mas a presença de Deus caminhando conosco, mesmo quando imaginamos que Ele nos abandonou.
(Trecho extraído do livro "Náufragos da Fé" © de Samuel Rezende)

terça-feira, dezembro 17, 2013

Sacerdotes Ptolomeus e Copérnicos

Vivemos tempos nos quais proliferam sacerdotes ptolomeus. Ptolomeu foi um astrônomo egípcio que defendia ardentemente que a Terra era o centro do universo e o sol e as estrelas giravam em torno dela. Muitas lideranças religiosas se colocam no centro do culto como animadores de auditório, determinando isso e aquilo.

Precisamos de mais sacerdotes copérnicos. Copérnico foi um astrônomo polonês que desenvolveu a teoria de que o Sol é o centro do universo e a terra gira em torno dele. Clamo ao Senhor da seara que envie mais lideranças religiosas que orbitem em torno do Sol da justiça, lideranças capazes de simplesmente dizer: “É necessário que Ele cresça e que eu diminua” (Jo. 3:30).

quarta-feira, dezembro 04, 2013

O Chamado

Henry Ossawa Tanner pintou “A Anunciação”, a sua versão pessoal do momento no qual a Virgem Maria recebe a notícia de que foi escolhida para dar à luz ao Messias prometido. Na pintura o anjo Gabriel revela-se como um intenso raio de luz provocando surpresa, admiração e reverência na jovem. Deus aguardava a resposta de uma jovem assustada. E quando a resposta vem, é simples e profunda: “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra" (Lc. 1:38). A Anunciação é um lembrete de que a qualquer momento um visitante inesperado pode invadir a minha vida trazendo um convite para trilhar caminhos que jamais imaginei. Ele não precisa me visitar com shows pirotécnicos ou numa extraordinária experiência espiritual. A questão não é como Ele vem, mas como eu respondo ao chamado.