sexta-feira, setembro 27, 2013

Dependência

O texto de Lucas 18:9-14 é o manual “Treinado para pecar”. O fariseu havia sido treinado para uma justiça que escorrega para a auto-justificação. Pecado não é apenas quebrar determinadas regras, mas também tentar ser o que não somos. No pecado, o ponto fundamental é o auto-engano. O texto fala de um homem que cumpria os deveres, mandamentos e regras, e um homem de vida desregrada.
            O homem correto era do círculo religioso dos fariseus, um movimento reformador do judaísmo, que ajudou a preservar a fé durante momentos tumultuados. Eles resistiram a cultura romana e helenista, levavam a sério a Bíblia e estenderam o significado da Torá a todos os aspectos das suas vidas.             
            O fariseu era o membro que a maioria das igrejas gostaria de ter. Muitos pastores o tratariam de forma especial, pois dava o dízimo de tudo. Então, “ele se achava!”. E ousou se comparar com aquele miserável que, batendo no peito, dizia simplesmente: “Ó, Deus, tenha misericórdia de mim, pecador!”. É o que T. S. Eliot chamou: “a purificação da razão / Na terra das nossas súplicas”.
Sempre que leio este texto lembro-me do Rei Davi. Um homem que ocupava o mais alto cargo da nação, mas que conhecia o seu verdadeiro lugar na ordem das coisas: “Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado” (Sl. 51:1,2). Talvez o pecador também se lembrasse desse salmo.
            Então veio o golpe fatal. Jesus conclui a parábola dizendo que o pecador, e não o fariseu, foi para casa, justificado. O fariseu com sua retidão não entendeu nada sobre o efeito do pecado no coração humano. O pecador, ao reconhecer o seu lastimável estado, trilhava o caminho dos céus.
            A igreja está cheia de fariseus que medem o seu grau de santidade comparando com o dos outros. Pobres tolos! Dependência. Esta é a palavra-chave.  O verdadeiro santo sabe da enorme distância que o separa do ideal divino, por isso prostra-se humildemente, sabendo que é dependente da graça de Deus.
(Trecho do livro "Um Grito de Ausência" © de Samuel Rezende)

sexta-feira, setembro 20, 2013

O Mundo é Grande e a Salvação Espreita ao Virar a Esquina

Título original: Svetat e Golyam I Spasenie Debne Otvsyakade
Direção: Stephan Komandarev
Gênero: Drama
Tempo de duração: 105 minutos
Ano de lançamento: 2008
Sinopse: O que existe num jogo? Para um jovem rapaz que deixou seu país para trás, perdeu a memória e esqueceu seu amor, um jogo pode ser a única saída. Depois de um acidente de carro, Alex sequer se lembra de seu nome. Numa tentativa de curar essa amnésia, Bai Dan - avô de Alex - chega a Alemanha e organiza uma viagem espiritual ao passado do neto. A idéia é voltar ao país de origem do rapaz, cruzando a Europa por diversos lugares. Durante a viagem eles jogam gamão - ao mesmo tempo simples, mas o mais complexo dos jogos. É a partir desse jogo que Alex vai descobrir quem ele é.

domingo, setembro 15, 2013

O Regresso para Bountiful

Título Original: The Trip to Bountiful
Direção: Peter Masterson
Gênero: Drama
Tempo de duração: 108 minutos
Ano de lançamento: 1985
Sinopse: Carrie Watts vive o crepúsculo de sua vida presa em um apartamento em Houston, Texas, nos anos 40, junto à nora controladora e o filho resignado. Seu maior desejo - que sonha em realizar antes de morrer - é voltar a Bountiful, a pequena cidade onde cresceu, lugar ao qual costuma se referir como sua "casa". Para isso, embarcará numa viagem que marcará para sempre a sua vida. 

quarta-feira, setembro 04, 2013

A Festa de Babette

Título original: Babettes gæstebud / Babette's Feast
Direção: Gabriel Axel
Gênero: Drama
Tempo de duração: 103 minutos
Ano de lançamento: 1987
Sinopse: Duas jovens vivem com o pai, um rigoroso pastor luterano, em um pequeno vilarejo da costa dinamarquesa. Um barítono fica admirado com a voz de uma delas, e tenta convencê-la a acompanhá-lo a Paris. Alguns anos depois, bate à sua porta uma parisiense pedindo refúgio: Babette (Stéphane Audran) vem recomendada pelo agora famoso cantor de ópera, e se oferece para ser a cozinheira e faxineira da família. Muitos anos depois, ainda trabalhando na casa, ela recebe a notícia de que ganhara uma fortuna numa loteria em Paris. Para comemorar o centenário do nascimento do falecido pastor, Babette oferece um banquete aos membros da comunidade.