quinta-feira, julho 28, 2011

Amanhecer

Quando amanhece o dia, fico imaginando que exista todo um movimento natural em que todas as coisas do lado iluminado da terra se enchem de radiosa luz. Os pássaros cantam, os animais diurnos que, imagino, saem de suas tocas, os homens saem de suas camas e casas e tudo muda, como se o mundo estivesse começando. Talvez cada amanhecer deva ser considerado uma nova criação.
            Presenciar o amanhecer do dia provoca a sensação de chegar a um dia que o mundo nunca viu antes. Metade do prazer de receber um recém-nascido é a absoluta certeza de que aqui você tem um conjunto de incríveis surpresas, uma infinidade de possibilidades desnorteantes.
            Será que fazemos nossa vida ruim por que não nascemos a cada manhã? Imaginar os problemas que estão se avizinhando com o avançar das horas, o stress, as contas, bancos, engarrafamentos, possibilidades de assalto, tudo isso não é uma prévia do dia quando poderia ser exatamente o oposto? ©

O Oitavo Dia

Título original: Le huitième jour / The Eighth Day
Direção: Jaco Van Dormael
Gênero: Drama
Tempo de duração: 118 minutos
Ano de lançamento: 1996
Sinopse: Um homem com Síndrome de Down cuja mãe morreu e um ocupado homem de negócios, divorciado e sem a posse dos filhos, que não querem mais lhe ver. Os dois acabam desenvolvendo uma amizade especial quando se encontram acidentalmente. Um dos mais sensíveis filmes europeus da década passada com interpretações inspiradas e o tema da amizade e do amor tratado com sensibilidade e poesia.

A Violência e o Sagrado (René Girard)

quinta-feira, julho 21, 2011

Por Volta da Meia-Noite

Título original: Round Midnight
Direção: Bertrand Tavernier
Gênero: Drama/Musical
Tempo de duração: 133 minutos
Ano de lançamento: 1986
Sinopse: O filme conta a história de um jovem francês fanático por jazz que, quando um velho e decadente músico americano passa uma temporada em Paris, aproxima-se dele e acaba oferecendo-lhe ajuda. Os dois enfrentam as dificuldades da vida, mas uma grande amizade e admiração faz com que alguns obstáculos sejam transpostos. O saxofonista Dexter Gordon interpreta o jazzista solitário e alcoólatra. Por sua vez, a trajetória desse personagem foi baseada em fatos reais da vida do pianista Bud Powell e do saxofonista Lester Young. "Por Volta da Meia-Noite" recebeu o Oscar de Melhor Trilha Sonora.

Alguns Gostam de Poesia (Czeslaw Milosz e Wislawa Szymborska)

quinta-feira, julho 14, 2011

Reducionismo

Há poucos dias distrai-me com uma rachadura na porta da casa de uma fazenda. Um feixe de luz aproveitou a pequena brecha para dar o ar de sua graça. Quando olhei o raio de sol vi apenas partículas de poeira a bailar no ar. Quando olhei pela janela, vi as matas, árvores e o céu azul, com um sol brilhando a noventa milhões de quilômetros de distância. Olhar pela janela ou para o feixe de luz na rachadura da porta são experiências muito diferentes.
            Tenho a impressão que passei a maior parte da minha vida olhando o feixe de luz. Hoje, tenho a clara impressão de que o mundo contemporâneo desposou o reducionismo. Quando leio artigos de biólogos, psicólogos, sociólogos e neuropsicologistas, sinto uma sensação incômoda.
            Interpretar processos de pensamento individual em termos de “pacotes complexos” e marxistas em termos de “interesses econômicos”, as duas visões empenhadas em destruir a crença cristã como “ideologicamente defeituosa”, num exercício de reducionismo levado ao extremo. Freud e Marx parecem duas crianças serrando o galho no qual estão sentados. ©

Por Que Tem Que Ser Assim?

Título original: The Heart Is A Lonely Hunter
Direção: Robert Ellis Miller
Gênero: Drama
Tempo de duração: 124 minutos
Ano de lançamento: 1968
Sinopse: Uma obra-prima de sensibilidade e observação. John Singer é surdo-mudo. Ele vive num quarto alugado na casa da garota Mick. Os dois tornam-se amigos, mesmo diante da dificuldade de comunicação entre eles. Além disso, Mick apresenta muitos traumas de adolescência. É isso o que leva Singer a fazer de tudo para ajudar a menina, assim como ele faz com todas as pessoas que necessitam de ajuda. A questão é que não há ninguém que o ajude a resolver os próprios problemas. Baseado no romance de Carson McCullers.

Os Miseráveis (Victor Hugo)

quinta-feira, julho 07, 2011

O Som do Coração

Título original: August Rush
Direção: Kirsten Sheridan
Gênero: Drama/Romance
Tempo de duração: 113 minutos
Ano de lançamento: 2007
Sinopse: Evan, garoto criado em um orfanato, possui um dom musical impressionante. Ele é o fruto do encontro apaixonado da violoncelista Lyla e do roqueiro Louis, que foram tragicamente separados pelo pai de Lyla. Cada um seguiu seu caminho, sem saber que Evan estava vivo, e com a única certeza de que haviam sido feitos um para o outro. Evan, em seu coração, nunca perdeu a esperança de encontrar seus pais. Em sua incrível busca, ele foge para Nova York, onde recebe a ajuda do "Mago", um empresário de rua. Uma história comovente, sobre a magia da música e o poder do amor.

Manual do Perfeito Idiota Latino-Americano (Alvaro Vargas Llosa)