domingo, fevereiro 27, 2011

Fragilidade

Há poucos dias um pardal doente me visitou. Tratei-o, improvisando um ninho e tentando alimentá-lo. Alguns dias depois lá estava a avezinha com os olhos cerrados e os pés juntos, como se quisessem despedir-se depois de infinitos pousos em lugares tão diferentes e distantes. O espírito do pequenino pardal já não estava mais onde o corpo jazia em repouso. Possivelmente tinha voado rapidamente para outros lugares, uma outra realidade, aproveitando a forte ventania que lamentava o seu canto indiferente.
            Eu pensei inevitavelmente, na minha morte e como seria o céu dos pardais. Eu pensei se seria assim numa terça-feira cinzenta, úmida e quente e diante de um caminhante distraído. Eu pensei se seria possível chamar a atenção do mundo para a sua fragilidade inquebrantável. ©

Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas

Título original: Big Fish
Direção: Tim Burton
Gênero: Comédia/Drama
Tempo de duração: 125 minutos
Ano de lançamento: 2003
Sinopse: Ed Bloom (Albert Finney) é um grande contador de histórias. Quando jovem Ed saiu de sua pequena cidade-natal, no Alabama, para realizar uma volta ao mundo. A diversão predileta de Ed, já velho, é contar sobre as aventuras que viveu neste período, mesclando realidade com fantasia. As histórias fascinam todos que as ouvem, com exceção de Will (Billy Crudup), filho de Ed. Até que Sandra (Jessica Lange), mãe de Will, tenta aproximar pai e filho, o que faz com que Ed enfim tenha que separar a ficção da realidade de suas histórias.

Os Intelectuais (Paul Johnson)

segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Observar

Uma garoa desce sobre a cidade. Um homem está debaixo da árvore em frente a minha casa. Não sei se está usando a árvore como um guarda-chuva ou se está esperando alguém. Ele assobia e me faz lembrar a canção “Lovely chef” do Alison Goldfrapp. Um assobio melancólico acompanha o início da música, levando os pensamentos à borda do mundo.
Talvez seja fruto da timidez, o gosto por observar as outras pessoas. Algumas vezes elas parecem sonâmbulas, embrulhadas num universo singular, entre os sons e o fluxo.
            A garoa me faz lembrar um vôo entre São Paulo e Cuiabá. O aeroporto está lotado, pessoas e ruídos frenéticos se misturam. Lá fora uma garoa molha a pista. Atrasos e cancelamentos de vôo são comunicados. Dentro do avião um nó no estômago parece encontrar eco em todo o corpo. A aeromoça mostra os habituais lembretes para procedimentos de emergência. A grande nave abre caminho para a posição de decolagem, os jatos estridentes aceleram. A íngreme subida é áspera, nuvens parecem ser rasgadas ao meio. Aos poucos o avião está nivelado, olhando para baixo, as nuvens parecem pastagens com ranhuras. Dentro de alguns minutos a turbulência será esquecida e a placidez de um solo branco a se perder de vista, atrai a atenção.
            Quem sabe o último momento seja assim. O temor desaparece em questão de momentos, então se desvenda a escondida paisagem da paz. ©

Bagda Café

Título original: Out of Rosenheim / Bagdad Cafe
Direção: Percy Adlon
Gênero: Comédia/Drama
Tempo de duração: 91 minutos
Ano de lançamento: 1987
Sinopse: Depois de brigar com seu marido e abandoná-lo na estrada, a turista alemã Jasmin (Marianne Sägebrecht) caminha pelo deserto do Arizona até chegar ao posto-motel Bagdad Café. Recebida com aspereza por Brenda (CCH Pounder), a dona do local que acabou de colocar o marido para fora de casa, Jasmin aos poucos se acostuma e vai conquistando a simpatia dos clientes e hóspedes do motel, como Rudy Cox (Jack Palance), ex-ator de Hollywood e pintor em crise. Com o tempo, apesar das diferentes personalidades, Jasmin e Brenda tornam-se boas amigas e transformam o Bagdá Café num lugar mágico, onde cada um pode ser feliz à sua maneira. Foi indicado ao oscar por melhor canção original pela música "Calling You". Ganhou 12 prêmios, e 2 indicações em outros festivais.

Os Irmãos Karamazov (Dostoiévski)


segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Silêncio

Os homens têm fugido do silêncio. As palavras escondem o que somos. Não queremos revelar, nem a nós mesmos, algumas coisas. Por isso nos escondemos atrás de conversas fiadas. Tentamos fugir da nudez.
            Mas, é no silêncio que tenho encontrado algo maior do que este eterno burburinho. Enfrentar o silêncio pode ser embaraçoso quando fugimos de nós mesmos. Mas pode ser abençoado quando, sem nenhum medo, oramos clamando a presença dAquele que conhece todas as coisas. Uma espécie de doçura pode nos invadir, e a sensação de sujeira, que tentamos varrer para debaixo do tapete, desaparece. ©

Asas do Desejo

Título original: Der Himmel über Berlin / Wings of Desire
Direção: Wim Wenders
Gênero: Drama
Tempo de duração: 128 minutos
Ano de lançamento: 1987
Sinopse: Na Berlim pós-guerra, dois anjos perabulam pela cidade. Invisíveis aos mortais, eles lêem seus pensamentos e tentam confortar a solidão e a depressão das almas que encontram. Entretanto, um dos anjos, ao se apaixonar por uma trapezista, deseja se tornar um humano para experimentar as alegrias de cada dia.

Pensamentos (Blaise Pascal)

segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Sensação

Muitas vezes as pessoas perguntam: “Como você pode ouvir a tua vida?” Como adquirir o hábito de fazer isso? Como manter os olhos e ouvidos prontos a detectar a presença de Deus ou a presença de algo mais? Aprendi que devo prestar atenção nos arrepios e nas lágrimas que vem aos olhos. Não podemos controlá-los, são inesperadamente desencadeados. Creio que, nestes momentos, sob a superfície das coisas, alguém está tentando falar com você ou sobre quem você é.
            Uma paisagem, uma música, um filme, um livro, um poema, uma pintura, um animal, uma árvore ou uma face que jamais viu pode desencadear aquilo que chamo de sensação de eternidade. Uma palmeira balançando ao vento ou um velho sapato abandonado pode chamar a atenção. É uma sensação particular, individual.
            Talvez a sensação seja o reflexo de uma delirante lembrança do Éden. Esta maravilhosa dança de seres humanos e animais, alegria e liberdade. Este grande reino pacífico, este grande jardim por onde Deus passeava ao cair da tarde. Um pequeno vislumbre de uma paisagem fechada. ©

Antes do Por-do-Sol

Título original: Before Sunset
Direção: Richard Linklater
Gênero: Romance
Tempo de duração: 80 minutos
Ano de lançamento: 2004
Sinopse: Dois jovens se encontram em Paris nove anos depois de passarem uma noite apaixonados pelas ruas de Viena. Muitas coisas aconteceram em suas vidas durante esse tempo, mas a pronta lembrança e as excelentes sensações que o novo encontro traz talvez provem que a paixão daquela noite foi mais importante do que eles julgavam.

O Senhor das Moscas (William Golding)